
Oiiii;
Uma boa notícia para quem não dispensa um cafezinho!Estava lendo outro dia que uma nova pesquisa sugere que ingerir cafeína de manhã pode ajudar a afastar a depressão a longo prazo, especialmente para as mulheres.
O estudo, publicado no periódico especializado Archives of Internal Medicine, concluiu que as mulheres que bebiam duas a três xícaras de café por dia tinham 15% menos chances de desenvolver depressão ao longo do período de estudo de 10 anos, em comparação com mulheres que consumiam uma xícara ou menos por dia. As mulheres que bebiam quatro ou mais xícaras de café por dia tinham um risco 20% menor.
Liderados pelo pesquisador Dr. Alberto Ascherio, professor de epidemiologia e nutrição de Harvard, o estudo é um dos primeiros a investigar os efeitos de longo prazo da cafeína sobre transtornos do humor, como depressão. Estudos em animais e humanos documentando a sensação de bem estar após cafeína – animais têm se mostrado mais ativo em seus ambientes, e também, nas pessoas, a cafeína aumenta a energia.
Mas Dr. Alberto sugerer que o uso consistente de cafeína pode ter efeitos a longo prazo sobre o cérebro. Embora seus resultados não mostrem que beber café diretamente previne a depressão – os resultados mostram apenas uma associação entre o café eo humor – os pesquisadores sabem que a cafeína age ligando os receptores com substâncias químicas do cérebro associadas com humor.
Estudos anteriores encontraram efeitos semelhantes. Pessoas que bebem café têm menores taxas de suicídio do que aqueles que não bebem, por exemplo, e eles têm menores taxas de depressão grave. Em animais que apresentam os tremores que caracterizam a doença de Parkinson, que pode ser atribuída a atividade anormal de produtos químicos do cérebro, a cafeína pode ajudar a reduzir o movimento incontrolado.
Como outros compostos que afetam o metabolismo do corpo, a cafeína pode reduzir o risco de depressão somente até doses certas, segundo o pesquisador. Em altas doses, a cafeína pode aumentar a ansiedade, que pode realmente contribuir para a depressão.
Ele também observa que o conteúdo de cafeína no café pode variar muito. Para fins de estudo, sua equipe mediu uma xícara de café contendo 137 mg de cafeína. O grupo também analisou o efeito da cafeína consumida a partir de outras fontes que não o café, incluindo chá, refrigerantes e chocolate, mas não encontrou nenhuma associação com humor, provavelmente porque esses itens contêm menos cafeína que o café traz. Então, um cafezinho nesses dias mais frios é uma boa ideia meninas. beijos